Editorial
Resumo
Recentemente fomos contemplados com alguns estudos que, supostamente de forma inocente, levaram a uma descridibilização das revistas de acesso aberto, e em especial, daquelas que apenas publicam na rede. Como editores ficamos algo preocupados com qual seria o efeito
desta notícia no número de propostas para a Linguamática.
Felizmente tivemos um número de propostas bastante elevado, com artigos relevantes e
interessantes, alguns dos quais não foram aceites inicialmente para publicação não pela falta de qualidade do trabalho, mas por necessitarem de algum trabalho adicional.
O facto dos autores continuarem a enviar propostas para a Linguamática demonstra um voto de confiança no nosso trabalho e dos revisores, confiança essa que muito agradecemos. Também acreditamos que o facto de a Linguamática estar indexada em novos índices (como o da plataforma e-Revistas do CSIC espanhol) seja um factor relevante.
Em relação a este ponto, relativo à indexação da Linguamática, cumpre-nos informar que está neste momento a decorrer a avaliação por parte da SCOPUS para a possível inclusão da Linguamática.
Supomos que com a adição de títulos, resumo e palavras chave em inglês será mais fácil que outros índices acolham e incluam a nossa revista nos seus índices.
Ao terminar este quinto ano de vida da Linguamática não podemos de deixar de agradecer a todos os membros da comissão científica, bem como a todos os investigadores que nos fazem chegar os seus
trabalhos para publicação.
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.