Editorial
Resumo
Com este número fechamos o sétimo ano da Linguamática. Um ano que introduziu algumas alterações relevantes, como a indexação da revista pela Scopus, a modernização do design de capa, e do conteúdo, com hiperligações que permitem uma melhor navegação nos artigos, quer no PDF que inclui todos os artigos, quer em cada um dos artigos, facilitando o acesso a notas de rodapé, figuras ou citações com um simples clique.
Estas alterações, no entanto, tornaram o processo de edição mais demorado e custoso. Embora continuemos a aceitar contribuições em formato Microsoft Word, os artigos foram todos convertidos para LaTeX, de modo a garantir homogeneidade entre os formatos, e a possibilidade de interligar todos os PDF. Não será, ainda, no oitavo ano da Linguamática que iremos restringir as contribuições a documentos escritos em LaTeX. Mas pedimos que, os autores que tiverem as competências mínimas para o fazer, tentem usar o LaTeX para produzir os seus artigos. No sentido de facilitar este processo existe na plataforma ShareLaTeX um modelo que poderá ser utilizado, on-line, sem necessidade da instalação do processador LaTeX nas respetivas máquinas. Para o ano, outras novidades deverão surgir.
Finalmente, e como não podia deixar de ser, somos obrigados aos autores, que continuam a acreditar na Linguamática como um veículo de informação, contribuindo com trabalhos interessantes, quer aos revisores que se dedicam a analisar cuidadosamente as contribuições, sugerindo correções e melhorias. A todos, o nosso muito obrigado.
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.