Prefácio - POP - Por Outras Palavras

  • Anabela Marques Barreiro INESC-ID
  • Jorge Baptista
  • Renata Vieira
  • Paulo Quaresma

Resumo

Este volume contém os trabalhos apresentados no POP -- Por Outras Palavras, o 1º seminário sobre Ferramentas e Recursos Linguísticos para Parafraseamento em Português, realizado a 24 de Setembro de 2018 em Canela (RS), Brasil. O seminário teve como objetivo reunir investigadores linguistas e que trabalham na área do Processamento de Linguagem Natural interessados em discutir novas ideias sobre o desenvolvimento e uso de recursos linguísticos orientados para pararafraseamento em português com aplicações do mundo real.

As paráfrases são extremamente importantes na comunicação humana, tanto na produção como na compreensão da linguagem, e assumem um papel cada vez mais importante em atividades e projetos de investigação. Diversas experiências linguísticas mostraram a viabilidade de usar recursos parafrásticos numa ampla variedade de aplicações de software, pois permitem reconhecer e gerar formas equivalentes de expressar o mesmo conteúdo, permitindo que os sistemas forneçam ao utilizador sugestões para dizer e escrever a mesma coisa / ideia por outras palavras, aumentar a fluência, a criatividade e a diversidade estilística. No atual estágio de desenvolvimento, os sistemas de parafraseamento exigem conhecimento linguístico e ``inteligência'' sensível ao contexto para ``compreender'' e reconhecer uma ampla variedade de expressões. Para o português, a utilidade dos recursos parafrásticos já foi explorada em cenários aplicativos, como um sistema de diálogo, para aumentar o conhecimento linguístico de um agente virtual inteligente, em ferramentas de sumarização e simplificação e também em ferramentas que visam obter tradução automática de qualidade superior. No entanto, é necessária mais investigação para a viabilidade e sucesso de um sistema de parafraseamento a longo prazo nas áreas de produção e revisão de texto, nomeadamente no desenvolvimento e melhoria de plataformas de autoria online, desenvolvendo programas interativos para ajudar os estudantes de português como língua estrangeira a produzir frases diferentes mas equivalentes ou até para estudantes nativos, para os auxiliar nas tarefas de produção e revisão dos seus textos.

Ao propor o seminário POP, queríamos (i) reunir investigadores com interesse no campo das paráfrases, e com especial enfoque no português, para aprender e partilhar informação sobre o tema; (ii) reunir um conjunto de artigos de boa qualidade que discutam as últimas tendências na área e contribuam para melhorar o estado da arte das paráfrases em português; (iii) trocar ideias e disseminar as melhores práticas para ajudar a fomentar a investigação nesta área; (iv) fomentar uma convergência de esforços de investigação para uma definição consensual dos métodos científicos, e incentivar a cooperação internacional, a fim de alcançar estratégias comuns que respondam às necessidades tecnológicas atuais; (v) discutir novas metodologias, como redes neuronais, etc., e aprender a combinar essas metodologias com esforços linguísticos; (vi) discutir desafios futuros e trocar informação sobre aspetos científicos e tecnológicos; (vii) incentivar e reforçar a criação de corpora paralelos de paráfrases para o português como conjuntos de dados para a coleta de recursos de alinhamento parafrástico para treino e teste de sistemas de parafraseamento; e (viii) localizar fontes de financiamento para impulsionar ainda mais a investigação, apoiar a inovação e desenvolver esta tecnologia capacitante essencial.

O Comité do Programa era composto por 22 membros de Portugal (8), Brasil (7), Espanha (4), França (2) e Noruega (1), e todos os membros são especialistas de renome em Processamento de Linguagem Natural, Linguística Computacional, Engenharia da Linguagem, e áreas afins, com ampla experiência no processamento da língua portuguesa e especificamente em tópicos relacionados à paráfrase.

Os organizadores do seminário POP gostariam de reconhecer publicamente várias instituições e pessoas cuja ajuda foi imprescindível para o sucesso do seminário: a Organização do PROPOR’2018, por aceitar a proposta de integrar o POP nos eventos satélite da principal conferência internacional sobre Processamento da Língua Portuguesa, bem como pelo seu apoio constante e colaboração; todos os membros do Comité de Programa, cuja colaboração inestimável foi fundamental para o sucesso do seminário e para a sua qualidade científica; as diferentes instituições que apoiaram, de diferentes formas, a participação de autores e organizadores na conferência.

Publicado
2019-01-24
Como Citar
Barreiro, A., Baptista, J., Vieira, R., & Quaresma, P. (2019). Prefácio - POP - Por Outras Palavras. Linguamática, 10(2), i-ix. https://doi.org/10.21814/lm.10.2.283
Edição
Secção
POP - Por Outras Palavras