Editorial

  • Alberto Manuel Brandão Simões ESEIG - Instituto Politécnico do Porto
  • José João Almeida Universidade do Minho
  • Xavier Gómez Guinovart Universidade de Vigo

Resumo

Este é o terceiro número da Linguamática e o primeiro de 2010, um número que termina o percurso da revista ao longo de um ano. Trata-se de uma edição especial com artigos seleccionados do Sétimo Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana (STIL'09), o que demonstra o interesse da nossa comunidade científica da Linguamática.

Todos os artigos deste número especial são publicados na secção dedicada aos Artigos de Investigação. Agradecemos a colaboração dos autores seleccionados e dos organizadores do STIL na elaboração deste número da Linguamática.

Finalmente, queremos marcar mais uma etapa na revista celebrando a indexação  da Linguamática em catálogos de bibliotecas digitais e em índices públicos de revistas electrónicas, entre os quais salientamos o Latindex — Sistema Regional de informacióon en Línea para Revistas Cientíï¬cas de América Latina, el Caribe, España y Portugal —, o DOAJ — Directory of Open Access Journals —, o Google Scholar e o The Linguist List.

 

Alberto Simões
José João Almeida
Xavier Gómez Guinovart

 

Uma visão geral dos avanços noSimpósio de Tecnologia da Informação e Linguagem Humana

Esta edição especial da Linguamática contém uma seleção dos artigos apresentados no 7º Simpósio de Tecnologia da Informação e Linguagem Humana (STIL 2009), que ocorreu de 8 a 11 de setembro de 2009 na Universidade de São Paulo (campus São Carlos), Brasil (http://www.nilc.icmc.usp.br/til/stil2009_English). O STIL é o evento anual de Tecnologia da Linguagem apoiado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela Comissão Especial de Processamento de Linguagem Natural. Este evento tem um caráter multidisciplinar, abrangendo um amplo espectro de disciplinas relacionadas à Tecnologia da Linguagem Humana, tais como Lingüística, Ciências da Computação, Psicologia, Ciência da Informação, entre outros, e tem por objetivo reunir participantes acadêmicos e da indústria que atuam nessas áreas.

Os tópicos de interesse anunciados no Call for Papers estiveram centrados em torno dos trabalhos em tecnologia da linguagem humana em geral realizados a partir de perspectivas tão diversas como Ciências da Computação, Lingüística e Ciência da Informação, incluindo entre outros a mineração de texto, processamento da linguagem escrita e falada, a terminologia, lexicologia e lexicografia, modelagem e gestão de conhecimento e geração de linguagem natural. Foram submetidos 60 artigos longos e 26 curtos. Cada proposta foi analisada por três membros do Comitê de Programa, composto por 88 pesquisadores de 13 países e 45 instituições.

Após um rigoroso processo de revisão 18 artigos completos e 12 curtos foram selecionados, com taxas de aceitação de 30% e 42%, respectivamente. Os autores dos artigos completos foram convidados a submeter versões estendidas e revisadas dos seus trabalhos para esta edição especial, passando por um novo processo de revisão, desta vez pelos revisores da Linguamática, que selecionaram 7 dos artigos submetidos.

Estes artigos representam uma amostra do rico e variado trabalho apresentado no STIL e envolvem pesquisadores de instituições acadêmicas e industriais no Brasil, Portugal e França. Por exemplo, o primeiro artigo, Identificação de expressões multipalavra em domínios específicos de Aline Villavicencio et al., propõe uma abordagem para a identificação de Expressões Multipalavra, tais como compostos nominais e verbos frasais, em corpora técnicos. A proposta apresentada combina medidas de associação com informações linguísticas e de alinhamentos lexicais, e o artigo examina a influência de diversos fatores sobre o seu desempenho.

Os dois próximos artigos são relacionados a aplicações de PLN. Em Classificação automática de textos por período literário utilizando compressão de dados através do PPM-C, Bruno Barufaldi et al. propõem a aplicação do método Prediction by Partial Matching (PPM) para a tarefa de classificação de textos de acordo com períodos literários da literatura brasileira. Já Carolina Scarton e Sandra Aluísio, em Análise da inteligibilidade de textos via   ferramentas de processamento de língua natural: adaptando as métricas do Coh-Metrix para o Português, investigam a adaptação de métricas da ferramenta Coh-Metrix para o português do Brasil (Coh-Metrix-Port), primeiramente avaliando as diferenças entre textos complexos para adultos e versões mais simples para crianças e também analisando o desempenho de classificadores para discriminar textos dedicados a adultos e a crianças, que podem ser usados para avaliar a simplicidade de textos disponíveis na Web.

O quarto artigo Caracterização e processamento de expressões temporais em português de Caroline Hagège, Jorge Baptista e Nuno Mamede também aborda a questão do tratamento de expressões, mas desta vez o foco é em expressões temporais tais como de manhã e nesta semana. Os autores propõem uma classificação para estas expressões do português e apresentam uma ferramenta de anotação delas em corpora.

Quanto a construção de recursos linguísticos para o português, o artigo Extração de relações semânticas entre palavras a partir de um dicionário: o PAPEL e sua avaliação de Hugo Oliveira, Diana Santos e Paulo Gomes apresenta o PAPEL, um recurso lexical que contém relações entre palavras, como sinonímia, automaticamente extraídas de um dicionário através de regras, discutindo ainda uma avaliação do mesmo.

Outra tarefa abordada neste volume é a de sumarização, no artigo Estratégias de seleção de conteúdo com base na CST (Cross-document Structure Theory) para sumarização automática multidocumento de Maria Jorge e Thiago Pardo. Os autores discutem a definição, formalização e avaliação de estratégias de seleção de conteúdo para sumarização automática multidocumento com base na teoria discursiva Cross-document Structure Theory.

Por fim a tarefa de entendimento e linguagem natural é abordada no artigo Um analisador semântico inferencialista de sentenças em linguagem natural de Vladia Pinheiro et al, onde é descrito o Analisador Semântico Inferencialista (SIA), um raciocinador semântico sobre o conteúdo inferencial de conceitos e padrões de sentenças, avaliado em um sistema de extração de informações sobre crimes.

 

Aline Villavicencio
Horácio Saggion
Maria das Graças Volpe Nunes
Thiago Pardo
Publicado
2010-04-07
Como Citar
Brandão Simões, A. M., Almeida, J. J., & Gómez Guinovart, X. (2010). Editorial. Linguamática, 2(1), i-ix. Obtido de https://linguamatica.com/index.php/linguamatica/article/view/62
Edição
Secção
Prefácio