Usando Grades de Entidades na Análise Automática de Coerência Local em Textos Científicos
Palavras-chave:
Coerência Local, Grades de Entidades, Texto Científico
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação acerca da aplicabilidade do modelo grade de entidades proposto por Barzilay e Lapata (2008) na avaliação de coeência local em resumos científicos escritos em português. Mais especificamente, se buscou avaliar se tal modelo poderia ser empregado na implementação de um classificador capaz de detectar quebras de linearidade que afetam a coerência dos resumos. Os resultados experimentais se mostraram próximos aos do modelo original para a língua inglesa e semelhantes aos relatados por trabalhos relacionados para outras línguas. Nos experimentos com resumos científicos, os resultados foram próximos ao obtido por juízes humanos, mostrando que o modelo grade de entidades tem potencial para ser aplicado no contexto investigado.
Publicado
2014-07-31
Como Citar
Freitas, A. R. P., & Feltrim, V. D. (2014). Usando Grades de Entidades na Análise Automática de Coerência Local em Textos Científicos. Linguamática, 6(1), 29-40. Obtido de https://linguamatica.com/index.php/linguamatica/article/view/v6n1-02
Edição
Secção
Simpósio de Tecnologia da Informação e Linguagem Humana, 2013
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.