Detecção de Paráfrases na Lı́ngua Portuguesa usando Sentence Embeddings
Resumo
A detecção (ou identificação) de paráfrases é a tarefa de determinar se duas ou mais sentenças de comprimento arbitrário possuem o mesmo significado. Os métodos para resolver esta tarefa com potenciais aplicações em sistemas de Processamento de Linguagem Natural. Este trabalho investiga a combinação de diferentes métodos de representação de sentenças em modelos de linguagem por espaços vetoriais e classificadores lineares para o problema de detecção de paráfrases para a língua portuguesa. Os resultados obtidos nesse trabalho estão aquém daqueles obtidos para a tarefa relacionada de detecção de implicação textual na avaliação ASSIN para a língua portuguesa, porém nesse trabalho investigamos a aplicação das representações vetoriais de sentenças para a detecção de paráfrases, outras características usualmente exploradas em sistemas desse tipo podem trivialmente ser incorporadas ao nosso método para melhorar a performance.
Direitos de Autor (c) 2019 Marlo Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.