O uso da análise de clusters na identificação de padrões de transitividade linguística
Resumo
Este trabalho visa a apresentar a técnica de agrupamento hierárquica para análise de padrões semânticos e sintáticos da transitividade no nível oracional. Partindo de uma perspectiva empírica e baseando-se em dados reais da língua em uso, esse tipo de metodologia se mostrou útil na investigação dos padrões linguísticos a que os falantes são expostos, chegando a resultados semelhantes a categorias teoricamente conhecidas. Em um processo de amostragem simples sem reposição, foram selecionadas 690 unidades oracionais de um corpus de 23 entrevistas orais. Essas unidades oracionais foram analisadas em termos de nove parâmetros de transitividade e de sua respectiva sintaxe oracional. O objetivo foi identificar grupos de orações que compartilham semelhanças em termos de um conjunto de traços semânticos e morfossintáticos. Os grupos encontrados revelam um tipo de significado protoconceptual das orações, que inclui traços aspectuais e actanciais que se correlacionam. Os resultados evidenciam três cenários micro-narrativos básicos sobre os quais se desenrola o evento expresso na oração.
Direitos de Autor (c) 2019 Marcus Lepesqueur, Ilka Afonso Reis
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.