Avaliando entidades mencionadas na coleção ELTeC-por
Resumo
Este artigo relata a preparação da anotação da coleção ELTeC-por com entidades mencionadas apropriadas ao género textual "romances e novelas publicadas entre 1840 e 1920", para possibilitar a leitura distante em português.
Em primeiro lugar apresentamos a coleção ELTeC-por, compilada no âmbito da ação COST "Distant Reading for European Literary History" para estudar a literatura europeia, e explicamos as diversas restrições e escolhas necessárias, fornecendo uma caracterização inicial segundo vários eixos: a origem e tamanho das obras, o seu (sub)género literário, o género do autor, o local de publicação e a existência ou não de mais edições.
Em seguida apresentamos o sistema PALAVRAS-NER, com o qual anotaremos a coleção, explicando detalhadamente o seu funcionamento.
Passamos então à descrição da criação de uma subcoleção de oito obras revistas, que servem, por um lado, para avaliar o desempenho do sistema de REM automático, e, por outro, para caracterizar o tipo de população esperada. As obras podem classificar-se segundo dois eixos diferentes: romances históricos vs. romances contemporâneos; e obras com grafia original ou grafia modernizada. Além disso, algumas obras são obviamente canónicas, outras não.
Além da descrição quantitativa do resultado de anotação e revisão, apresentamos algumas considerações qualitativas sobre o processo.
Também fornecemos uma análise detalhada de algumas categorias, tentando mostrar como os lugares, profissões e gentílicos mais mencionados podem ser indicadores numa leitura distante.
Concluímos comparando com o trabalho internacional feito na análise de entidades mencionadas de obras literárias, explicando as diferenças e sugerindo trabalho futuro.
Direitos de Autor (c) 2020 Diana Santos, Eckhard Bick, Marcin Wlodek
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.