Detecção de quebras em diálogos humano-computador

  • Leonardo de Andrade Universidade de São Paulo
  • Ivandré Paraboni Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: classificação textual, detecção de quebras em diálogos, chatbots

Resumo

Com o crescimento constante no uso de tecnologias de relacionamento com o consumidor na Internet, os sistemas de chatbot se tornaram onipresentes no processamento de linguagem natural (PLN) e áreas relacionadas. Apesar dos avanços significativos nos últimos anos, no entanto, sistemas desse tipo nem sempre fornecem resultados plausíveis e consistentes, em muitos casos levando a uma quebra no diálogo. Assim, há grande interesse em investigar as circunstâncias nas quais erros deste tipo são produzidos e, quando possível, aprimorar o projeto destes sistemas de modo a minimizar tais erros. Com base nestas observações, neste trabalho abordamos a questão da detecção automática de quebras em diálogos humano-computador apresentando três modelos que levam em consideração o histórico de diálogo para decidir quando ele possui maior probabilidade de culminar em uma quebra. Os modelos propostos exploram uma variedade de métodos de PLN recentes, e são avaliados tanto com base em um conjunto de dados de diálogos reais em português entre usuários humanos e sistemas de chatbot desenvolvido especificamente para este fim, como também utilizando benchmarks publicamente disponíveis para o idioma inglês.

Biografia Autor

Ivandré Paraboni, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)Universidade de São Paulo (USP)
Professor-doutor junto à Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) em São Paulo, Brasil.
Publicado
2022-07-02
Como Citar
de Andrade, L., & Paraboni, I. (2022). Detecção de quebras em diálogos humano-computador. Linguamática, 14(1), 17-31. https://doi.org/10.21814/lm.14.1.354
Edição
Secção
Artigos de Investigação