A compilação e a análise de métricas textuais de um corpus de redações
Resumo
A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é decisiva para a garantia da vaga em instituições de ensino superior no Brasil. De 2010 a 2020, foi observado que a quantidade de redações avaliadas em nota máxima (mil pontos) caiu de maneira drástica e abrupta: de 3.694 redações nota máxima em 2011 para apenas 28 em 2020. O objetivo deste trabalho é apresentar um corpus de redações nota máxima avaliadas pela banca do Enem, descrevê-las e tecer breves considerações a partir da análise de métricas textuais na série histórica de 2010 a 2020. A compilação foi feita de forma manual, pela internet. Para as descrições, foram utilizados o programa Orange: Data Mining e o analisador de complexidade textual NILC-Metrix. Os resultados sugerem que houve aumento expressivo no número de palavras e diminuição da razão type/token ao longo dos anos. Além disso, foram feitas medidas sintáticas que constataram o aumento da complexidade dos textos.
Direitos de Autor (c) 2023 Átila Augusto Soares Vital
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.