Uma revisão para o Reconhecimento de Entidades Nomeadas aplicado à língua portuguesa

  • Andressa Vieira e Silva Universidade de São Paulo
Palavras-chave: reconhecimento de entidades nomeadas, português

Resumo

O Reconhecimento de Entidades Nomeadas (REN) é a tarefa de identificação e classificação automática de entidades em um texto, tais como nomes de pessoas, lugares e organizações. Essa é uma tarefa importante em Processamento de Língua Natural, servindo como base de diversas aplicações, como tradução automática e sistemas de pergunta-e-resposta. Desde seu surgimento na década de 90, a tarefa passou por diversos fases com relação à abordagem computacional, indo dos sistemas baseados em regras manuais aos modelos de redes neurais.

Este artigo traz uma revisão da tarefa de REN considerando aplicações em textos de língua portuguesa. Apresenta-se um panorama geral da tarefa, traçando um histórico das principais iniciativas para promovê-la, dos recursos linguísticos e computacionais disponíveis e das abordagens já avaliadas para REN para o português. Por fim, apresenta-se uma discussão do cenário geral em que a tarefa se encontra e as considerações finais de análise.

Publicado
2023-12-30
Como Citar
Andressa Vieira e Silva. (2023). Uma revisão para o Reconhecimento de Entidades Nomeadas aplicado à língua portuguesa. Linguamática, 15(2), 69-85. https://doi.org/10.21814/lm.15.2.396
Edição
Secção
Artigos de Investigação