Extração de Informação sobre Personagens Literários em Português
Resumo
Este capítulo descreve o PALAVRAS-DIP, um sistema para a identificação automática de personagens e dos seus perfis sociais na literatura portuguesa e brasileira. O sistema foi concebido como um módulo adicional para um analisador morfossintáctico e semântico. Etiquetamos as entidades nomeadas (NE) humanas para profissão e posição social, e usamos as etiquetas relacionais do formalismo Constraint Grammar (Gramática de Restrições, CG) para estabelecer co-referências (por exemplo, anáfora de pronomes, verbos com sujeito zero) assim como relações familiares entre as personagens. A anotação de base resultante permite a extração de redes de personagens. O programa de extração reconhece e agrupa as variantes de nomes de personagens e distingue entre nomes que têm função narrativa e nomes contextuais de referência cultural. O desenvolvimento do sistema foi motivado pelo DIP, uma avaliação conjunta sobre 100 romances históricos, evento em que uma versão protótipo do sistema obteve medidas F razoáveis para as tarefas de identificação de personagens (63,4%) e de unificação/co-identificação de nomes (68,1%), mas teve problemas com as relações familiares (15,5%).
Direitos de Autor (c) 2023 Eckhard Bick
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.