DIP - Desafio de Identificação de Personagens: objectivo, organização, recursos e resultados
Resumo
Este artigo apresenta o Desafio de Identificação de Personagens (DIP) em profundidade. Documenta a sua motivação, as escolhas feitas, o desenrolar do processo de organização, a avaliação conjunta, e os resultados que podemos mostrar, assim como os recursos compilados e que são públicos. Relatamos o que aprendemos com a organização do DIP e o que aprendemos sobre a literatura em português. Por exemplo, nas obras do DIP, (1) o número de personagens femininas é muito inferior ao das personagens masculinas, (2) existem sempre algumas personagens referidas com nomes diferentes na mesma obra, (3) a profissão mais mencionada é a de padre, (4) há mais referência a pais do que a mães, e (5) os diminutivos são bastante frequentes.
Direitos de Autor (c) 2023 Diana Santos, Cristina Mota, Emanoel Pires, Marcia Langfeldt, Rebeca Schumacher Fuão, Roberto Willrich
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.