Transferência de estilo textual arbitrário em português
Resumo
Na Geração automática de língua natural, modelos de transferência de estilo textual arbitrário objetivam a reescrita de um texto usando qualquer novo conjunto de características estilísticas desejado. Em se tratando do idioma português, entretanto, observa-se que os recursos linguístico-computacionais necessários para o desenvolvimento de modelos deste tipo ainda são consideravelmente escassos em comparação à língua inglesa. Assim, como um primeiro passo em direção ao desenvolvimento de métodos avançados deste tipo, o presente trabalho investiga a questão da transferência de estilo textual arbitrário com o uso de paráfrases em português, combinadas ao uso de modelos neurais construídos a partir de arquiteturas do tipo sequência-para-sequência e por refinamento de grandes modelos de língua. Além dos modelos de reescrita textuais propriamente ditos, o estudo apresenta também recursos inéditos para a tarefa na forma de um córpus de paráfrases e de um modelo de \textit{embeddings} validado nas tarefas de similaridade e simplificação sentencial, com resultados comparáveis ao estado da arte.
Direitos de Autor (c) 2023 Pablo Botton da Costa, Ivandré Paraboni
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.