Explorando a Eficácia das Linguagens Generativas em Tarefas de Análise de Sentimentos no Português Brasileiro
Resumo
Modelos de linguagem de grande escala (LLMs) têm se destacado em diversas tarefas de processamento de linguagem natural (PLN). Este artigo investiga sua eficácia em tarefas de análise de sentimentos no contexto do português brasileiro, explorando a identificação de frases opinativas, polaridade e frases comparativas. O estudo avalia o desempenho de modelos como ChatGPT e Sabiá em diferentes tarefas e conjuntos de dados, comparando-os com métodos da literatura. Ainda, exploramos o uso de LLMs na anotação automática de dados. Os resultados demonstram o potencial dos LLMs na análise de sentimentos, especialmente na identificação de polaridade, e discutem suas limitações e aplicações em tarefas de anotação de dados.
Direitos de Autor (c) 2024 Tiago de Melo, Gladson de Araújo, Carlos Maurício S. Figueiredo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.