Detecção de posicionamentos a partir de textos usando expansão semiautomática de córpus

  • Camila Farias Pena Pereira
  • Ivandré Paraboni Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: detecção de posicionamentos, expansão de córpus

Resumo

 A detecção computacional de posicionamentos---a tarefa de determinar, a partir de um texto de entrada, a atitude ou posição (e.g., favorável ou contrária) em relação a um tópico-alvo específico---geralmente depende de córpus rotulados com informações de posicionamentos para cada tópico de interesse. Uma vez que esses tópicos são em princípio ilimitados, a necessidade de novos córpus rotulados também o é. Como forma de amenizar algumas dessas dificuldades, este trabalho adapta para a detecção de posicionamento um método de expansão de córpus originalmente desenvolvido para a tarefa análoga de análise de sentimento. O método é então aplicado a um grande (46 mil instâncias) córpus de posicionamentos cobrindo seis temas de interesse político e/ou moral em português brasileiro, obtendo um aumento substancial no número de instâncias. Resultados de avaliação automática e humana sugerem que a adição de instâncias rotuladas semiautomaticamente ao conjunto de dados original não prejudica a precisão da classificação, e que os rótulos gerados automaticamente estão, em sua maioria, corretos.

Biografia Autor

Ivandré Paraboni, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)Universidade de São Paulo (USP)
Professor-doutor junto à Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) em São Paulo, Brasil.
Publicado
2024-12-13
Como Citar
Farias Pena Pereira, C., & Paraboni, I. (2024). Detecção de posicionamentos a partir de textos usando expansão semiautomática de córpus. Linguamática, 16(2), preprint. Obtido de https://linguamatica.com/index.php/linguamatica/article/view/436
Edição
Secção
PROPOR 2024 | Artigos Convidados