Culinária brasileira: um CorTrad mais saboroso com o CulBras
Resumo
Embora muitos acreditem que traduzir receita culinária é algo corriqueiro, o tradutor experimenta problemas de diversos tipos ao se lançar a essa tarefa, desde a busca por equivalências lexicais até características culturais. Uma fonte de consulta que pode ser de grande auxílio é um corpus paralelo, ou seja, textos numa língua com suas respectivas traduções. O CorTrad culinário, lançado em 2008, numa parceria entre o COMET e a Linguateca, tem desempenhado esse papel, permitindo vários tipos de pesquisas. É~composto das receitas de um livro escrito originalmente em português, acompanhado de suas traduções em inglês. Neste artigo apresentamos um novo corpus culinário, o CulBras, composto apenas por receitas brasileiras, originalmente escritas em português e suas respectivas traduções em inglês, totalizando aproximadamente 120.000 palavras em cada língua. O processo de construção desse corpus é apresentado em detalhes, assim como são relatadas várias pesquisas possíveis com os dois corpora, inclusive com a comparação entre eles. Convidamos os leitores a se deliciarem com o CulBras.
Direitos de Autor (c) 2025 Rozane Rodrigues Rebechi, Diana Santos, Stella E. O. Tagnin

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.








