RoBERTaLexPT: um modelo RoBERTa jurídico pré-treinado com deduplicação para língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.21814/lm.16.2.457Palavras-chave:
modelo de linguagem, domínio jurídico, benchmarkResumo
Este trabalho investiga a aplicação do Processamento de Linguagem Natural (PLN) no contexto jurídico para a língua portuguesa, enfatizando a importância de adaptar modelos pré-treinados, como o RoBERTa, a partir de corpora especializados no domínio jurídico. Compilamos e pré-processamos um corpus jurídico em português, o corpus "LegalPT", abordando os desafios da alta duplicação de documentos em corpora jurídicos e medindo o impacto dos hiperparâmetros e da inicialização de embeddings. Experimentos revelaram que o pré-treinamento em dados jurídicos e em dados gerais resultou em modelos mais eficazes para tarefas jurídicas, com o nosso modelo, intitulado RoBERTaLexPT, superando modelos maiores treinados em corpora genéricos e outros modelos jurídicos de trabalhos relacionados. Também agregamos um benchmark jurídico, o benchmark "PortuLex". Este estudo contribui para melhorar as soluções de PLN no contexto jurídico brasileiro, fornecendo modelos aprimorados, um corpus especializado e um conjunto de dados de referência. Para fins de reprodutibilidade, disponibilizaremos o código, os dados e os modelos relacionados.
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.








