Desafios e vantagens do processo de identificação automática do gênero e das profissões das personagens no DIP
DOI:
https://doi.org/10.21814/lm.15.1.401Palavras-chave:
leitura distante, identificação de personagens, género, profissãoResumo
O desenvolvimento de sistemas para identificação automática de personagens e de algumas de suas características é o objetivo central do projeto Desafio de Identificação de Personagens (DIP) desenvolvido junto à Linguateca. Dentre essas características, trataremos neste artigo da identificação do gênero e das profissões das personagens. Primeiramente, justificaremos a nossa escolha em trabalhar com esses dois dados, apresentando os diferentes caminhos que trilhamos para estabelecer diretrizes para a identificação dos mesmos. A identificação manual do gênero e da profissão é exaustiva e passível de falhas, sendo cada vez mais comum o uso de sistemas computacionais para essa tarefa. A análise das profissões permitiria refletir sobre questões como a definição de profissão, sua frequência em obras brasileiras e portuguesas, e possíveis relações com os gêneros literários. Em seguida, apresentaremos alguns resultados provenientes da leitura distante e da leitura próxima de um grupo de obras. Contrastaremos esses resultados e comentaremos os desafios e as vantagens que encontramos ao longo dessa tarefa e que parecem reforçar a nossa hipótese de preferência por um esforço combinado de sistemas automáticos e interpretação humana na identificação de personagens.
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.








