Identificação automática de unidades de informação em testes de reconto de narrativas usando métodos de similaridade semântica
avaliação de métodos de similaridade semântica
Resumen
Os diagnósticos da Doença de Alzheimer (DA) e do Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) baseiam-se na análise das funções cognitivas do paciente pela administração de baterias de avaliação cognitiva e neuropsicológica. O emprego do reconto de narrativas é comum para auxiliar a identificação e quantificação do grau de demência: é atribuído um ponto para cada unidade recordada, e o escore final representa a quantidade de unidades recordadas. Avaliamos duas tarefas da área clínica: a identificação automática de quais elementos de uma narrativa recontada foram recordados; e a classificação binária da narrativa produzida por um paciente, tendo as unidades identificadas como atributos, visando uma triagem automática dos pacientes com comprometimentos cognitivos. Utilizamos dois conjuntos de dados de reconto transcritos que possuem as sentenças divididas e anotadas manualmente com as unidades de informação e os disponibilizamos publicamente. São eles: a Bateria Arizona para Desordens de Comunicação e Demência (ABCD) com narrativas de pacientes com CCL e Controles Saudáveis e a Bateria de Avaliação da Linguagem no Envelhecimento (BALE), com narrativas de pacientes com DA e CCLs, e Controles Saudáveis. Avaliamos dois métodos baseados em similaridade semântica, chamados de STS e Chunking, e transformamos o problema multirrótulo de identificação de elementos de uma narrativa recontada em problemas de classificação binária, encontrando um ponto de corte para o valor de similaridade de cada unidade de informação. Dessa forma, conseguimos superar dois baselines para os dois conjuntos de dados na métrica SubsetAccuracy, que é a mais punitiva para o cenário multirrótulo. Na classificação binária nem todos os seis métodos de aprendizado de máquina avaliados tiveram melhor desempenho do que os baselines de identificação de unidades de informação. Para a ABCD, os melhores métodos foram Árvores de Decisão e KNN, e para a BALE, o SVM com kernel RBF.
Derechos de autor 2019 Leandro dos Borges dos Santos, Sandra Maria Aluísio
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
Los autores que envíen sus trabajos a esta revista implícitamente estón de acuerdo con los siguientes términos:
- Los autores retienen los derechos de autor de sus trabajos, permitiendo a esta revista su primera publicación bajo licencia de Creative Commons Attribution License, que permite a otros acceder libremente, usar y compartir dicho trabajo, citando adecuadamente la autoría del trabajo y su presentación en esta revista.
- Los autores pueden prescindir de los términos de licencia de CC y acordar por su cuenta arreglos contractuales adicionales independientes para la distribución no exclusiva y posterior publicación de este trabajo (p.e., para incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), citando adecuadamente su publicación inicial en esta revista.
- Además, se anima a los autores a poner en línea su trabajo (p.e., en repositorios institucionales o en su propio sitio web) en cualquier momento antes o durante el proceso de envío, ya que eso puede conducir a intercambios productivos y a un número mayor y más temprano de citas del trabajo publicado (Ver The Effect of Open Access).