Prefacio
Resumen
Depois de treze anos, e devido a diversas razões, tornou-se imperativo renovar a equipa editorial da Linguamática. Embora os editores fundadores se mantenham ativos, foram convidados dois investigadores, revisores e autores da Linguamática, a assumir o papel de Editores Executivos.
Deste modo, foram convidados o Hugo Gonçalo Oliveira, da Universidade de Coimbra, e o Marcos Garcia, da Universidade de Santiago da Compostela, que com ânimo aceitaram o desafio.
Temos a certeza que irão primar pela qualidade, tal como têm feito no trabalho de investigação que fazem, e que deste modo continuarão com o objetivo de manter a Linguamática como uma referência para o processamento da linguagem natural.
Alberto Simões
Xavier Gómez Guinovart
José João Almeida
A Linguamática nasceu há mais de 13 anos, apostando numa política de publicação completamente aberta e promovendo a investigação computacional das e nas línguas ibéricas. O tempo confirmou que aquela arriscada aposta foi não apenas bem sucedida, mas também em certo modo visionária, sendo hoje tanto a publicação em aberto como a perspectiva multilíngue no processamento computacional das línguas tendências dominantes na investigação nesta área.
Também nós olhamos há muito para a Linguamática como um referência. É por isso com enorme prazer, mas também com grande sentido de responsabilidade, que aceitamos a proposta da anterior equipa editorial da Linguamática para assumirmos o papel de editores da revista. Queremos assim continuar a promover a investigação e a publicação de trabalhos de carácter científico sobre as línguas ibéricas, fazendo pontes entre os diferentes povos da Península Ibérica e toda a comunidade internacional interessada nestas línguas.
Queremos agradecer tanto à equipa editorial que finaliza a sua etapa, cujo trabalho realizado facilita a nossa missão, como à comissão científica e editores convidados que ao longo deste tempo colaboraram na leitura e revisão dos trabalhos submetidos. Tudo faremos para manter o nível a que a Linguamática nos habituou.
Hugo Gonçalo Oliviera
Marcos Garcia
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
Los autores que envíen sus trabajos a esta revista implícitamente estón de acuerdo con los siguientes términos:
- Los autores retienen los derechos de autor de sus trabajos, permitiendo a esta revista su primera publicación bajo licencia de Creative Commons Attribution License, que permite a otros acceder libremente, usar y compartir dicho trabajo, citando adecuadamente la autoría del trabajo y su presentación en esta revista.
- Los autores pueden prescindir de los términos de licencia de CC y acordar por su cuenta arreglos contractuales adicionales independientes para la distribución no exclusiva y posterior publicación de este trabajo (p.e., para incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), citando adecuadamente su publicación inicial en esta revista.
- Además, se anima a los autores a poner en línea su trabajo (p.e., en repositorios institucionales o en su propio sitio web) en cualquier momento antes o durante el proceso de envío, ya que eso puede conducir a intercambios productivos y a un número mayor y más temprano de citas del trabajo publicado (Ver The Effect of Open Access).