Identificação de Expressões Multipalavra em Domínios Específicos
Resumen
Expressões Multipalavra (EM) são um dos grandes obstáculos para a obtenção de sistemas mais precisos de Processamento de Linguagem Natural (PLN). A cobertura limitada de EM em recursos linguísticos pode impactar negativamente o desempenho de tarefas e aplicações de PLN e pode levar à perda de informação ou a problemas de comunicação, especialmente em domínios técnicos, em que EM são particularmente frequentes. Este trabalho investiga algumas abordagens para a identificação de EM em corpora técnicos com base em medidas de associação, informações morfossintáticas e de alinhamento lexical. Primeiramente, examina-se a influência de alguns fatores sobre o seu desempenho, tais como fontes de informação para a identificação e avaliação. Se, por um lado, as medidas de associação enfatizam revocação, por outro, o método de alinhamento centra-se em precisão. Neste trabalho, propõe-se uma abordagem combinada que une os pontos fortes das diferentes abordagens e fontes de informação utilizando um algoritmo de aprendizado de máquina para produzir resultados mais robustos e precisos. A avaliação automática dos resultados mostra que o desempenho do método combinado é superior aos resultados individuais das abordagens associativa e baseada em alinhamento para a extração de EM de português e inglês. Além disso, é discutida a efetividade de cada um desses métodos para a identificação de EM específicas em comparação com EM de domínio genérico. O método proposto pode ser usado para auxiliar o trabalho lexicográfico, fornecendo uma lista de candidatos a EM.
Los autores que envíen sus trabajos a esta revista implícitamente estón de acuerdo con los siguientes términos:
- Los autores retienen los derechos de autor de sus trabajos, permitiendo a esta revista su primera publicación bajo licencia de Creative Commons Attribution License, que permite a otros acceder libremente, usar y compartir dicho trabajo, citando adecuadamente la autoría del trabajo y su presentación en esta revista.
- Los autores pueden prescindir de los términos de licencia de CC y acordar por su cuenta arreglos contractuales adicionales independientes para la distribución no exclusiva y posterior publicación de este trabajo (p.e., para incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), citando adecuadamente su publicación inicial en esta revista.
- Además, se anima a los autores a poner en línea su trabajo (p.e., en repositorios institucionales o en su propio sitio web) en cualquier momento antes o durante el proceso de envío, ya que eso puede conducir a intercambios productivos y a un número mayor y más temprano de citas del trabajo publicado (Ver The Effect of Open Access).