O desafio da participação humana do IT-Coimbra no Págico
Resumo
Na qualidade de grupo de investigação em Processamento Computacional da Língua portuguesa, pretendemos, neste documento, relatar a experiência vivenciada na participação do grupo LudIT no Págico -- Português Mágico.
Estando o nosso trabalho mais centrado, de uma forma geral, no Processamento Automático da Fala, exprimimos obrigatoriamente uma visão decorrente de, como participantes humanos, ter entrado num desafio que levanta questões de língua distintas das que, até ao momento, têm sido levantadas no âmbito da investigação que temos desenvolvido e que estão mais relacionadas com o Processamento da Linguagem Natural. Num relato breve, descrevemos a estratégia adotada e as dificuldades encontradas. Decorrentes delas, apresentamos igualmente algumas opiniões, as quais podem vir a ser consideradas como sugestões a acolher numa próxima edição do Págico ou em outro desafio de perfil semelhante. Finalizamos com uma tentativa de interpretação do resultado obtido pela participação do LudIT.
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.