Análise da Lei de Menzerath no Português Brasileiro
Resumo
Sob a ótica da Linguística Quantitativa, este trabalho revisita a Lei de Menzerath, aplicando-a aos dados do português brasileiro, a partir das seguintes unidades de análise: palavras, sílabas e fonemas. Os dados foram extraídos do Corpus ABG. Análises estatísticas foram realizadas nos modelos propostos, as quais demonstraram uma relação de decrescimento entre o comprimento médio das palavras (em sílabas) e o comprimento médio das sílabas (em fonemas); resultados esses que corroboram a Lei de Menzerath. Além
disso, constatou-se, de maneira geral, que melhores medições ou a existência de variáveis não consideradas no modelo poderão ser utilizadas para melhorá-lo.
Direitos de Autor (c) 2020 Leonardo Carneiro Araujo, Aline Benevides, Marcos Pereira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.