Um Analisador Semântico Inferencialista de Sentenças em Linguagem Natural
Resumo
Este artigo descreve um raciocinador semântico para entendimento de linguagem natural que implementa um algoritmo que raciocina sobre o conteúdo inferencial de conceitos e padrões de sentenças – o Analisador Semântico Inferencialista (SIA). O SIA implementa um raciocínio material e holístico sobre a rede de potenciais inferências em que os conceitos de uma língua podem participar, considerando como os conceitos estão relacionados na sentença, de acordo com padrões de estruturas sintáticas. A medida de relacionamento inferencial e o processo de raciocínio do SIA são descritos. O SIA é usado como raciocinador semântico em um sistema de extração de informações sobre crimes – WikiCrimesIE. Os resultados obtidos e uma análise comparativa são apresentados e discutidos, servindo para a identificação de vantagens e oportunidades de melhoria para o SIA.
Publicado
2010-04-07
Como Citar
Pinheiro, V., Pequeno, T., & Furtado, V. (2010). Um Analisador Semântico Inferencialista de Sentenças em Linguagem Natural. Linguamática, 2(1), 111-130. Obtido de https://linguamatica.com/index.php/linguamatica/article/view/49
Edição
Secção
Artigos de Investigação
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.