Reconhecimento de Informações Comuns para a Fusão de Sentenças Comparáveis do Português
Resumo
A fusão de sentenças é uma tarefa que consiste em produzir, a partir de um conjunto de sentenças relacionadas, uma única sentença que resume as informações comuns apresentadas no conjunto. Essa tarefa é de grande interesse em diversas aplicações do Processamento de Língua Natural (PLN), tais como a Sumarização Automática, a Tradução Automática, os sistemas de Perguntas e Respostas, entre outros. No entanto, um dos principais desafios da fusão consiste em identificar as informações comuns entre as sentenças relacionadas. Este trabalho apresenta um sistema baseado em conhecimento lexical, sintático, semântico e em algumas regras de parafraseamento que permite o reconhecimento de seqüências de palavras distintas, mas com o mesmo significado em sentenças comparáveis do Português. Os experimentos realizados com o sistema mostraram um desempenho de 87% de Precisão, 83% de Cobertura e 85% de Medida-f. Os resultados estão de acordo com outros trabalhos reportados na literatura para outras línguas.
Publicado
2009-04-06
Como Citar
Seno, E. R. M., & Nunes, M. das G. V. (2009). Reconhecimento de Informações Comuns para a Fusão de Sentenças Comparáveis do Português. Linguamática, 1(1), 71-87. Obtido de https://linguamatica.com/index.php/linguamatica/article/view/5
Edição
Secção
Artigos de Investigação
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.