Desenvolvimento de um recurso léxico com papéis semânticos para o português

  • Leonardo Zilio Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carlos Ramisch Laboratoire d'Informatique Fondamentale de Marseille
  • Maria José Bocorny Finatto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Linguística Computacional, Processamento de Linguagem Natural, anotação de papéis semânticos, recursos léxicos

Resumo

Os objetivos deste estudo são os seguintes: apresentar uma metodologia para desenvolver um recurso léxico com informações semânticas; comparar papéis semânticos de verbos em linguagem especializada e não especializada; e observar a anotação de papéis semânticos por vários anotadores.

Foram desenvolvidos dois experimentos relacionados à anotação de papéis semânticos em português: comparação de um corpus de linguagem especializada com um corpus de linguagem não especializada; e teste da concordância entre diversos anotadores na atribuição de papéis semânticos.

Quanto aos resultados, observaram-se diferenças qualitativas entre os corpora estudados, sendo o apagamento de agentes um traço marcante do corpus especializado. A não concordância averiguada entre vários anotadores indica que a tarefa é complexa, requerendo mais treinamento ou uma maior simplificação da tarefa, o que não parece ser possível no atual estágio de desenvolvimento.

Publicado
2013-12-31
Como Citar
Zilio, L., Ramisch, C., & Finatto, M. J. B. (2013). Desenvolvimento de um recurso léxico com papéis semânticos para o português. Linguamática, 5(2), 23-41. Obtido de https://linguamatica.com/index.php/linguamatica/article/view/167
Edição
Secção
Artigos de Investigação