Identificação de Expressões Multipalavra em Domínios Específicos
Resumo
Expressões Multipalavra (EM) são um dos grandes obstáculos para a obtenção de sistemas mais precisos de Processamento de Linguagem Natural (PLN). A cobertura limitada de EM em recursos linguísticos pode impactar negativamente o desempenho de tarefas e aplicações de PLN e pode levar à perda de informação ou a problemas de comunicação, especialmente em domínios técnicos, em que EM são particularmente frequentes. Este trabalho investiga algumas abordagens para a identificação de EM em corpora técnicos com base em medidas de associação, informações morfossintáticas e de alinhamento lexical. Primeiramente, examina-se a influência de alguns fatores sobre o seu desempenho, tais como fontes de informação para a identificação e avaliação. Se, por um lado, as medidas de associação enfatizam revocação, por outro, o método de alinhamento centra-se em precisão. Neste trabalho, propõe-se uma abordagem combinada que une os pontos fortes das diferentes abordagens e fontes de informação utilizando um algoritmo de aprendizado de máquina para produzir resultados mais robustos e precisos. A avaliação automática dos resultados mostra que o desempenho do método combinado é superior aos resultados individuais das abordagens associativa e baseada em alinhamento para a extração de EM de português e inglês. Além disso, é discutida a efetividade de cada um desses métodos para a identificação de EM específicas em comparação com EM de domínio genérico. O método proposto pode ser usado para auxiliar o trabalho lexicográfico, fornecendo uma lista de candidatos a EM.
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.