Explorando a Geração Automática de Adivinhas em Português

  • Hugo Gonçalo Oliveira CISUC, Universidade de Coimbra
  • Ricardo Rodrigues CISUC, Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
Palabras clave: geração de adivinhas, humor computacional, geração de linguagem natural, criatividade linguística, criatividade computacional, relações semânticas

Resumen

\begin{resumo}
Neste artigo descrevemos um conjunto de experiências realizadas com o objectivo de gerar, de forma automática, adivinhas em português, tendo por base características conhecidas de um conceito. Para além de fazerem sentido, um dos objectivos seria a geração de adivinhas inéditas e, idealmente, com potencial humorístico, nem que por comparação às chamadas ``piadas secas''.

Parte do desafio passou pela identificação de recursos linguísticos adequados ao nosso objectivo, a que se seguiu a definição de um conjunto de regras para os explorar, tendo em conta um conjunto de hipóteses que poderiam potenciar a originalidade e o valor humorístico. Por fim, as adivinhas foram apresentadas sob a forma de pares pergunta-resposta.

O artigo foca-se principalmente num tipo de adivinha, cujo modelo de geração é dissecado e resultados são apresentados a título de exemplo. Uma amostra de adivinhas deste tipo foi classificada manualmente por avaliadores humanos que as consideraram geralmente coerentes, moderadamente originais, mas, na sua maioria, com um baixo potencial humorístico.

De forma a mostrar que muito pode ainda ser feito para melhorar os resultados anteriores, nomeadamente ao nível do humor, são também apresentadas, de forma breve, outras experiências num estado ainda incipiente.

Publicado
2018-08-04
Cómo citar
Gonçalo Oliveira, H., & Rodrigues, R. (2018). Explorando a Geração Automática de Adivinhas em Português. Linguamática, 10(1), 3-18. https://doi.org/10.21814/lm.10.1.268
Sección
Artículos de investigación