Tratamento dos sufixos modo-temporais na depreensão automática da morfologia dos verbos do português
Resumo
Este artigo apresenta um analisador morfológico automático de verbos do português, com destaque para seu desempenho no processamento das regras que regem esse sistema verbal e no tratamento das ambigüidades geradas. Nesta etapa, trabalha-se com as ambigüidades decorrentes da alomorfia dos sufixos modo-temporais e da possibilidade de esses morfemas serem zero (Ø) em alguns modos e tempos, nas três conjugações do português. Para esclarecer o trabalho feito com o analisador, traz um resumo das regras morfológicas do sistema de verbos do português. Obteve-se êxito no tratamento de muitas das ambigüidades que o programa registrou, as quais eram esperadas, uma vez que coincidem com as ambigüidades do sistema de verbos da língua portuguesa. A resolução da maioria delas fez-se com base em regras computacionais (estruturas de seleção) que consideram o contexto do enunciado. Conclui que a resolução de outras ambiguidades relacionadas a modo e tempo verbal somente será possível ao se levar em conta também os morfemas nuÌmero-pessoais, que saão objeto de outro trabalho.
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.