Os dicionários onomasiológicos e as ontologias computorizadas
Resumo
Este artigo pretende construir a ponte entre dicionários onomasiológicos e as recentes ontologias computorizadas ou formais.
São apresentados aqui os conceitos de onomasiologia e de dicionário onomasiológico, de forma a tomá-los como instrumentos auxiliares no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido relativamente às ontologias. São expostas aqui também algumas das críticas, do ponto de vista prático e teórico, que esses dicionários mereceram aquando da sua publicação, de forma a que possam ser úteis à construção das ontologias modernas.
Farei ainda uma breve nota sobre o que está hoje a ser feito, na prática de elaboração de ontologias computorizadas, para ultrapassar algumas das limitações apontadas aos produtos lexicográficos onomasiológicos.
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.