Avaliação da anotação semântica do PALAVRAS e sua pós-edição manual para o Corpus Summ-it
Resumo
Este artigo apresenta uma avaliação da anotação semântica automática do parser PALAVRAS e sua pós-edição manual para um corpus de textos em português – o Corpus Summ-it. Essa pós-edição visou ao aprimoramento de um modelo linguístico para a sumarização automática de textos e buscou atribuir etiquetas semânticas mais adequadas aos itens lexicais, comparadas às empregadas pelo parser. Essa tarefa foi realizada por linguistas e os casos problemáticos são apresentados neste artigo, os quais levam a considerações sobre o próprio modelo de etiquetagem do PALAVRAS. O corpus revisado estará disponível para a comunidade e poderá ser útil para várias aplicações de Processamento de Línguas Naturais.
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.