P-PAL: Uma base lexical com índices psicolinguísticos do Português Europeu
Palavras-chave:
lexicografia, psicolinguistica
Resumo
Neste trabalho apresentamos o projecto Procura-PALavras (P-PAL) cujo principal objectivo é desenvolver uma ferramenta electrónica que disponibilize informação sobre índices psicolinguísticos objectivos e subjectivos de palavras do Português Europeu (PE). O P-PAL será disponibilizado gratuitamente à comunidade científica num formato amigável a partir de um sítio na Internet a construir para o efeito. Ao utilizar o P-PAL, o investigador poderá fazer uma utilização personalizada do programa ao seleccionar, da ampla variedade de análises oferecidas, os índices que se adequam aos propósitos da sua investigação e numa dupla funcionalidade de utilização: pedir ao programa para analisar listas de palavras previamente constituídas nos índices considerados relevantes para a investigação ou para obter listas de palavras que obedeçam aos parâmetros definidos. O P-PAL assume-se assim como uma ferramenta fundamental à promoção e internacionalização da investigação em Portugal.
Publicado
2011-01-06
Como Citar
Soares, A. P., Comesaña, M., Sanroman, Álvaro I., Almeida, J. J., Simões, A., Costa, A., França, P. C., & Machado, J. (2011). P-PAL: Uma base lexical com índices psicolinguísticos do Português Europeu. Linguamática, 2(3), 67-72. Obtido de https://linguamatica.com/index.php/linguamatica/article/view/80
Edição
Secção
Projectos, Apresentam-se
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.