O passar do TEMPO no HAREM
Resumo
O presente artigo apresenta um estudo contrastivo entre as propostas de análise do tempo na primeira e segunda edições do HAREM. Discutimos, entre outros aspectos, as principais vantagens e inconvenientes de uma e outra, tendo em linha de conta os princípios teórico-metodológicos subjacentes ao modelo geral do HAREM. A discussão é feita com base nas expressões temporais compreendidas nas colecções douradas do Primeiro e do Segundo HAREM, que reanalisámos de acordo com, respectivamente, as directivas do TEMPO adoptadas no Segundo e no Primeiro HAREM. Em forma de um balanço final, apresentamos algumas sugestões de melhoria no tratamento do tempo num próximo HAREM.
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.